5 dicas para criar uma mentalidade de liderança
Para aqueles que ainda possuem uma certa dificuldade em se destacar em uma dessas características, deixaremos em destaque 5 dicas para criar uma mentalidade de liderança.


Desde crianças somos desafiados a conseguirmos sempre o primeiro lugar de todas as nossas atividades. Como chegar primeiro na brincadeira de pega-pega, garantir a melhor nota de matemática, ser o aluno mais inteligente, ser o melhor neto, primo e por aí vai…


O problema é que isso pode frustrar muitas pessoas que não conseguem se destacar, e a mentalidade de liderança acaba sendo afetada. Ficamos inseguros, tímidos, e procuramos sempre estarmos em lugares que não nos dão destaque.


No momento em que estamos, uma das características que o mercado mais exige e leva em consideração, é a mentalidade de liderança. Se você é positivo, consegue pensar em diversas possibilidades para sair de situações inesperadas, sabe gerir e trabalhar em equipe, você tem uma mentalidade de liderança!


Para aqueles que ainda possuem uma certa dificuldade em se destacar em uma dessas características, deixaremos em destaque 5 dicas para criar uma mentalidade de liderança.


1- Seja dedicado


A partir do momento em que você procura se dedicar àquilo que está proposto a você, os resultados começam a mudar. Sem a dedicação você nunca para, estagna...você sempre inova e traz novos olhares para a empresa.


Demonstre que está disposto a aprender a todo momento e todos verão o quanto você quer e se importa com a sua evolução e com a evolução da empresa.


2- Seja resiliente 


Saiba se esquivar de situações adversas da forma mais agradável possível. Seja elástico e não estático. Esteja preparado para um pico de entusiasmo e para a frustração, a vida exige que sejamos cada vez mais fortes mesmo nos momentos de maior alegria. 


Por meio do autocontrole e do próprio otimismo, conseguirá encarar a situação com tranquilidade, e enxergar as situações com mais equilíbrio. Somente um bom líder consegue somar essas características em sua vida pessoal e negócios, dê prioridade a isso. 


Medite, faça terapia, procure praticar esportes, descanse e alimente-se saudavelmente. Assim, conseguirá ter mais paciência e energia para a equipe e para as situações. 


3- Conheça sua equipe


Coisa do passado é o líder que fica o dia inteiro em sua sala sem se preocupar em interagir com a sua equipe. Procure conhecer os  pontos fortes, pontos fracos de seu time, e como as pessoas podem se complementar da melhor forma.


Caso isso ainda seja um desafio para você, garanta um tempo em sua agenda para que isso aconteça, seja um almoço de 30 minutos ou apenas um de café de cinco minutos com alguém que você não conhece muito bem.


Isso irá ajudar a entender como cada um trabalha e quais são os pontos fortes e fracos de cada um, o que facilitará na escolha das estratégias a se seguir no presente e futuro. 


4- Acredite em si mesmo


Como eu havia comentado no começo do artigo, muitas pessoas são inseguras com sua auto estima e não conseguem se acostumar em estarem em locais de destaque. O ideal para esse caso é uma terapia para que você entenda com melhor compreensão os fatores que te fizeram chegar a essa insegurança. 


Assim que compreender sobre si mesmo, conseguirá acreditar em sua capacidade de alcançar seus objetivos e ficará orgulhoso de suas habilidades e do que você faz. 


Não se compare com ninguém, cada pessoa é diferente e possui pontos fortes e fracos diferentes de cada um. Tenha a certeza que fará o melhor e assim, conseguirá entregar o melhor!



5- Continue aprendendo 


O pior tipo de líder é aquele que acha que já sabe de tudo e que não precisa aprender mais coisas. E claramente, isso é errado!


Mantenha sua mente afiada e suas habilidades frescas. Isso prepara você para novos desafios que podem surgir em seu caminho. Procure investir em cursos de gestão de pessoas e liderança. 


Temos um artigo que deixa claro o conceito de "Lifelong Learning” (aprendizado ao longo da vida) que é basicamente a definição de que o aprendizado nunca pode acabar.


Enfim, essas 5 dicas não servem apenas para o mundo corporativo, mas servem também para que a sua vida pessoal fique mais leve, prática, e feliz!


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