5 motivos que vão te convencer a fazer a sua Especialização à Distância em 2022
No Brasil, o número total de alunos que estão matriculados em uma Especialização aumentou consideravelmente nos últimos anos. Nos últimos quatro anos, houve um crescimento de 74% puxado pela rede privada.
    Você já pode ter sentido que o mercado profissional está cada vez mais competitivo, certo?

    E não é só você! 

    Nos últimos anos, com sucessivas crises políticas e econômicas, o Brasil atingiu grandes índices em relação à taxa de desemprego. Desde 2019, o país enfrenta também uma crise sanitária global, o que agravou ainda mais a situação econômica.

    Mas, mesmo com essas informações preocupantes, o setor da Construção Civil vem trilhando um caminho diferente.

    Somente entre os meses de junho de 2019 e maio de 2021, mais de 315 mil vagas de emprego foram abertas para o setor, um crescimento de 15% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.

    E não foi só isso, de janeiro a maio de 2021, a Construção Civil foi responsável por empregar 156 mil trabalhadores com carteira assinada, um valor de quase 7% a mais, se comparado ao mesmo período de 2020.

    Uma das melhores portas de entrada para profissionais que desejam construir uma carreira sólida e com crescimento acelerado, está na realização de uma Especialização. Isso porque a melhor forma de se manter atualizado para as necessidades do mercado, e ocupar as melhores oportunidades de emprego, é continuar aprendendo.

    E é aí que entra o papel da Especialização Digital.


    Em 2018, foi lançado um estudo chamado “Por que os alunos de Engenharia desistem de seus cursos”. Este estudo nos revelou que, ao ingressar nos cursos de Engenharia, muitos alunos encontram cenários com os quais não estavam habituados: carga horária elevada, o hábito de estudar dentro e fora da sala de aula, a dificuldade de conciliar independência da família com os estudos.

    A Especialização é capaz de continuar oferecendo esse aprendizado, de forma mais específica, dinâmica, tornando-se uma excelente alternativa para profissionais que precisam de maiores qualificações, mas que não podem mais se sujeitar às situações enfrentadas quando eram alunos de graduação.

    Por isso, agora, vamos te dar 5 bons motivos para te convencer a fazer a sua Especialização à Distância em 2022!

    Vamos lá?


    1. Você vai se tornar um Especialista!

    Primeiro, você vai receber o título de Especialista na área. Há quem discorde e diga que a Especialização precisa se encaixar na sua trajetória profissional. O fato é que nem sempre isso é necessário.

    Isso porque você também pode estar querendo mudar de carreira. A Especialização é um ótimo caminho para quem deseja transformar a vida profissional, seja mudando de emprego, seja adquirindo novos conhecimentos… a própria rede de contatos criada entre alunos de Especialização e professores é bastante poderosa.

    Fora isso que, ao realizar uma Especialização, seja pelo título, seja por necessidade, você está escolhendo transformar o seu perfil profissional em um perfil mais diverso e abrangente. Ampliar os horizontes profissionais é sempre uma excelente escolha, e pode dizer muito para as empresas do mercado sobre a sua vontade de crescer, empreender e continuar evoluindo.

    Sem falar que a Especialização permite que você atue como professor universitário de instituições privadas.

    Vai depender de instituição para instituição? Sim. E a Especialização também precisa ser na sua mesma área de atuação, com as aulas dadas na sua área original de formação.

    Contudo, você está criando possibilidades e caminhos alternativos para o seu futuro. Ter segurança na sua carreira nunca é demais, certo
    ?
    2. Você vai disputar as melhores vagas, com os melhores salários.

    Essa informação já é de conhecimento geral, mas vamos falar um pouco mais sobre ela aqui. Profissionais especializados recebem cerca de 66% a mais do que seus colegas que possuem somente a graduação.

    Além disso, profissionais com Especialização estão ocupando cada vez mais espaço no mercado de trabalho.

    É por isso que segundo estimativas da CAPES/MEC - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior, há um enorme crescimento no número de Pós-Graduandos no Brasil. Em sete anos, houve um aumento de 65,49% nos números.

    O nível operacional e de assistente também mudou, quem possui uma Especialização pode ganhar até 25% a mais do que profissionais que não possuem esse conhecimento técnico e ocupam o mesmo nível.

    Outra boa notícia para você que está pretendendo começar a sua Pós-Graduação: quanto mais diplomas de Especialização, maior a chance do profissional ter uma renda mais alta. Quase nenhum trabalhador sem Especialização consegue alcançar salários iguais ou maiores a 10 mil reais, de acordo com dados levantados pela consultoria especializada do iDados, feita a partir da Pnad Contínua.


    3. Você poderá se destacar com diferenciais competitivos e habilidades únicas (Soft + Hard Skills)
    Uma boa Especialização deve te fornecer muito mais do que apenas o conhecimento técnico (ou as hard skills).

    Uma Pós-Graduação realmente completa precisa ter como objetivo te formar como um profissional altamente qualificado, mas com habilidades interpessoais bem desenvolvidas que vão te fazer se destacar no mercado, e te transformar em alguém capaz de colocar em prática os conhecimentos técnicos adquiridos aliados às habilidades mentais, emocionais e sociais, como a criatividade para resolução de problemas, raciocínio rápido e capacidade de comunicação, tudo ao mesmo tempo.

    Você com certeza já deve ter conhecido alguém assim, certo? O verdadeiro diferencial dessa pessoa estava na sua capacidade de entender que toda habilidade pode ser desenvolvida, e na sua disponibilidade de colocar esse desenvolvimento em prática, até que ela se tornasse experiente nisso!

    Essa mentalidade é conhecida como Mindset, muitos dos profissionais que hoje em dia estão ocupando os melhores cargos nas maiores empresas já estão familiarizados com esse termo, e você também precisa estar!

    O Mindset de crescimento pode realizar uma transformação gigantesca na maneira com que você enxerga a sua carreira e a sua vida pessoal.


    4. Você receberá conhecimento para te ajudar na abertura do seu próprio negócio

    Se você deseja empreender, mas também precisa de conhecimento técnico e uma boa rede de contatos com larga experiência, a Especialização também pode ser a sua melhor saída.

    Para além das opções nas áreas de Administração, muitas Pós-Graduações incluem tópicos de Gestão Empresarial, Gestão de Ativos e Gestão Financeira inseridos no contexto da área de estudo.

    O Instituto E-Class, por exemplo, fornece dentro da Especialização na área de Engenharia Clínica, tópicos de Gestão de Ativos e Gestão Financeira. Isso vale para todas as opções de formação disponíveis.

    Essa alternativa é indispensável para qualquer Instituição que deseje formar profissionais preparados para as novas necessidades do mercado. E isso é ótimo para você!


    5. O conhecimento digital não é mais o conhecimento do futuro, é o conhecimento do AGORA.

    Depois da Indústria 4.0, da revolução do 5G e do Home Office dos últimos dois anos, não dá para negar que o digital nunca esteve tão presente em nossas vidas.

    Mesmo que essa transformação tenha tomado forma se adequando às necessidades da pandemia, fato é que ela veio para ficar.

    Isso também se aplicou à educação e trouxe muitos benefícios para os alunos de todo o Brasil.

    Mensalidades mais em conta, flexibilidade de horários, suporte 24h e uma maior qualidade nos serviços foram fatores decisivos para o sucesso estrondoso da educação à distância em 2021.

    Por isso, no próximo ano, dê uma chance você também! A oportunidade que você estava esperando de continuar os seus estudos da maneira que mais se encaixa no seu dia a dia está esperando por você.

    Pesquise, conheça, se informe. O seu futuro está esperando por você.
    Gostou do post de hoje?

    Então segue a gente nas redes sociais do @institutoeclass
    Até a próxima!
    Indústria 4.0: o que é, como funciona e quais são os seus principais pontos
    Bastante conhecida como a “Quarta Revolução Industrial”, a Indústria 4.0 não é uma coisa só. Na verdade, ela é o termo que resume quase todas as tecnologias que chegaram no mercado nos últimos anos, como a inteligência artificial, e a robótica, por exemplo, para revolucionar as atividades de automação, troca de dados, os sistemas cyber-físicos e a computação na nuvem.