engenharia de segurança do trabalho


A Especialização em Engenharia de Estruturas do Instituto E-Class é a Pós-Graduação em Engenharia de Segurança mais completa do mercado!

Conheça abaixo todos os motivos que transformaram nossa Especialização em referência na área da Segurança do Trabalho em todo o país.


Quero me inscrever!

Inovação


Óculos de Realidade Aumentada como apoio educacional;

Plataforma automatizada: suas notas saem na hora; 

Palestras e workshops com produtos de empresas parceiras atuantes no mercado de energia;

Conteúdo extra exclusivo para auxílio no processo de aprendizado; 

Prática em Primeiros Socorros.

 

Profissionais Renomados


Corpo Docente composto por 15 profissionais altamente qualificados na área da segurança do trabalho.

Nossos professores são liderança nos mercados em que atuam.

A coordenação do curso é feita por Marcus Edson de Barros, Mestre em Engenharia de Segurança do Trabalho pela PUC-GO e graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade do Estado de MInas Gerais.

Atua como Professor de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, Engenharia de Energia e BIM (Gerenciamento de Projetos e Qualidade de Obras). Também ministra cursos nas áreas de Eletricidade e Segurança do Trabalho e atua como Perito Judicial.

Possui vasta experiência em  Instalações Elétricas Industriais e Comerciais; Proteção contra Descargas Atmosféricas (PDA); Sistemas de Aterramento, Proteção e Seletividade de Instalações Elétricas; Radiodifusão e Telecomunicações e Segurança do Trabalho. 

Suporte Individualizado com Professores

 
Receba todo o suporte técnico e atenção individualizada de professores reais que compõem o Corpo Docente da sua Especialização.

Você terá a oportunidade de esclarecer todas as suas dúvidas, com os profissionais mais qualificados do mercado para respondê-las.

Certificado pelo MEC


As nossas Especializações possuem Certificação reconhecidas pelo MEC, em parceria com a FATEC-PR.

A FATEC-PR é a nossa mantenedora, responsável pela Direção Acadêmica das Especializações.

Todas as Especializações ofertadas pelo Instituto E-Class são autorizadas pelo MEC, garantindo aos nossos alunos um aprendizado de qualidade e excelência.

Confira a portaria >

Organizações parceiras que ajudamos a desenvolver:

Logotipo de demonstração
Logotipo de demonstração
Logotipo de demonstração
Logotipo de demonstração
Logotipo de demonstração

Conheça mais do nosso programa de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho.

Especializações práticas 100% online, com aulas ao vivo, para você aprender as competências e habilidades que as organizações estão buscando.

A evolução da Engenharia de Segurança do Trabalho. Aspectos econômicos, políticos e sociais; A história do prevencionismo; Entidades públicas e privadas; A Engenharia de Segurança do Trabalho no contexto capital-trabalho; O papel e as responsabilidades do Engenheiro de Segurança do Trabalho; Acidentes: conceituação e classificação; Causas de acidentes: fator pessoal de insegurança, ato inseguro, condição ambiental de insegurança; Consequências do acidente: lesão pessoal e prejuízo material. Agente do acidente e fonte de lesão; Riscos das principais atividades laborais.

Conceituação, Constituição, Lei, Decreto e Portaria; Hierarquia: Legislação Federal, Estadual e Municipal; Legislação Acidentária. Legislação Previdenciária; Legislação Sindical; Consolidação das Leis do Trabalho; Trabalho da Mulher e do Menor; Atribuições do Engenheiro e do Técnico de Segurança do Trabalho; Responsabilidade Profissional, Trabalhista, Civil e Criminal; A Corresponsabilidade; Portarias Normativas e outros Dispositivos Legais; Embargo e Interdição; Convenções e Recomendações da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

A preservação do meio ambiente e a qualidade do ar; A preservação do meio ambiente e a qualidade da água; Processos expeditos de purificação; Preservação do meio ambiente e preservação do solo; Serviços básicos de saneamento em casos de emergência; Destinação de resíduos industriais.

Aspectos legais, institucionais e órgãos regulamentadores; Conceituação e importância da preservação do meio ambiente; Programa de preservação meio ambiente; Sistemática a seguir na preparação de um estudo do meio ambiente - RIMA; Critérios e técnicas de avaliação e controle de poluentes.

Cabines de transformação; Aterramento elétrico; Pára-raios; Ambientes especiais; Eletricidade estática; Instalações elétricas provisórias; Legislação e normas relativas à proteção contra choques elétricos; Equipamentos e dispositivos elétricos; Área de utilidades. Manutenção preventiva e engenharia de segurança; Riscos na eletrificação rural; Acidentes com cercas energizadas; Localização industrial; Arranjo físico; Edificações - fases: construtiva e operacional; Estruturas e superfícies de trabalho; Transporte, armazenagem e manuseio de materiais; Tanques, silos e tubulações; Cor, sinalização e rotulagem; Características da construção civil; Riscos principais; Obras de construção, demolição e reformas; Análise dos subsistemas: pessoal, equipamento, material e ambiente; Prazo, custo, segurança e qualidade; Análise de programas convencionais; Definição de responsabilidades e atribuições; Controle do risco. Instruções e treinamento; Promoções e divulgações; Programa de segurança na engenharia de produção.

Familiarização à perícia judicial, de forma geral, com as questões ambientais; por outro lado, os ambientalistas pecam por desconhecerem os preceitos envolvidos na perícia judicial. O perito deve não somente conhecer a questão técnica, mas, sobretudo cumprir o ritual jurídico, sob pena de invalidar seu trabalho por eventual nulidade cometida. A questão é complexa e requer multidisciplinariedade, ao contrário de outras perícias, exigindo o concurso de várias formações acadêmicas na solução dos litígios ambientais; CASOS PRÁTICOS: Perícias de insalubridade; Perícias de periculosidade; Perícias de indenização por acidente de trabalho.

A evolução da Engenharia de Segurança do Trabalho; Aspectos econômicos, políticos e sociais; Acidentes em unidades de saúde, prevenção e providências; Segurança nos serviços de saúde; Equipamentos de proteção individual e coletivo; Normas e legislação básica sobre segurança no setor de saúde; Procedimentos do INSS e outros organismos quanto aos acidentes no setor de saúde e fora dele.

Conhecer os principais condicionantes e o papel da segurança alimentar e nutricional ("Food Security" e "Food Safety") sobre o estado nutricional, a saúde e o desenvolvimento econômico e social e desenvolver uma visão crítica sobre as estratégias de intervenção visando a promoção da Segurança Alimentar.

Compreender a lógica do método epidemiológico; Avaliação crítica de pesquisas clínicas e epidemiológica e Serviços de referência; Ambientes de trabalho representativos para a questão de agentes biológicos; A compreensão do processo saúde-doença na sociedade e seus determinantes; A distribuição dos agravos, doenças e eventos associados à saúde; A medida da saúde coletiva; O raciocínio e a pesquisa epidemiológica; A produção da informação em saúde e o seu conhecimento e interpretação para apoiar a tomada de decisão em saúde; Agentes etiológicos fúngicos. Análise dos diferentes espécimes clínicos; Isolamento e identificação dos possíveis agentes etiológicos fúngicos; Avaliação da resistência; Análise dos resultados laboratoriais.

Estudar sobre os riscos urbanos, técnicas e noções de salvamento; Explosivos: conceituação e identificação. Poeiras e Misturas Explosivas: reconhecimento e avaliação; Técnicas e Controle de Explosões; Técnicas de Inspeções e Análise de Causas de Explosões; Relação Proteção Pública e Proteção Privada. Planos de Ação Mútua e Comunitária; Planos de Evacuação; Legislação e Normas Relativas à Proteção contra Explosivos. Acidentes Aéreos, Enchentes, Vazamentos de Produtos Químicos e Radioatividade; Defesa Civil;

Noções de fisiologias aplicáveis e primeiros socorros; Primeiros Socorros (introdução) e Socorro de urgência (profissional); Material de primeiros socorros; Feridas, queimaduras e hemorragias; Fraturas, torções e luxações; Corpos estranhos nos olhos, nariz e garganta; Intoxicação e envenenamento; Parada respiratória e cardíaca; Respiração artificial e massagem cardíaca; Estado de inconsciência; Transporte de acidentados; Equipes de primeiros socorros.

Localização industrial; Arranjo físico; Edificações - fases: construtiva e operacional; Estruturas e superfícies de trabalho; Transporte, armazenagem e manuseio de materiais; Tanques, silos e tubulações. Cor, sinalização e rotulagem; Características da construção civil; Riscos principais; Obras de construção, demolição e reformas; Análise dos subsistemas: pessoal, equipamento, material e ambiente; Prazo, custo, segurança e qualidade; Análise de programas convencionais; Definição de responsabilidades e atribuições; Controle do risco; Instruções e treinamento; Promoções e divulgações; Programa de segurança na construção civil; Conceituação e importância; Bombas e motores; Veículos industriais; Equipamentos de guindar e transportar; Ferramentas manuais; Ferramentas motorizadas; Vasos sob pressão; Caldeiras; Equipamentos pneumáticos; Fornos; Compressores; Soldagem e corte; Equipamentos de processos industriais; Sistema de proteção coletiva. Equipamentos de proteção individual - EPI; Projeto de proteção de máquinas; Cor, sinalização e rotulagem; Área de utilidades; Manutenção preventiva e engenharia de segurança.

Estudar sobre os riscos urbanos, técnicas e noções de salvamento; Explosivos: conceituação e identificação; Poeiras e Misturas Explosivas: reconhecimento e avaliação; Técnicas e Controle de Explosões; Técnicas de Inspeções e Análise de Causas de Explosões; Relação Proteção Pública e Proteção Privada; Planos de Ação Mútua e Comunitária. Planos de Evacuação; Legislação e Normas Relativas à Proteção contra Explosivos; Acidentes Aéreos, Enchentes, Vazamentos de Produtos Químicos e Radioatividade; Defesa Civil.

Análise de Riscos: Análise Preliminar de Riscos, Análise de Modos de Falha e Efeito, Série de Riscos, Análise de Árvores de Falhas, Técnicas de Incidentes Críticos; Avaliação de Riscos: Riscos e Probabilidades; Conceituação e Evolução Histórica; Segurança de Sistemas; Sistemas e Subsistemas; A Empresa como Sistema; Responsabilidade pelo Produto; Identificação de Riscos: Inspeção de Segurança, Investigação e Análise de Acidentes: Avaliação das Perdas de um Sistema.

Modelo de um Programa de Gerenciamento de Riscos; Otimização de Projetos e Processos; Manutenção Produtiva; Funções da Manutenção; Sistema de Tratamento de Falhas; Conhecimento do Equipamento (natureza, classificação, histórico); Estudos das Falhas; Confiabilidade; Manutenção e Disponibilidade; Desenvolvimento de Sistemas de Tratamento de Falhas.

Doenças do trabalho; Relação entre agentes ambientais e doenças do trabalho; Fatores oriundos das doenças do trabalho que influenciam a produtividade e o bem-estar do trabalhador; Estudo de doenças do trabalho: doenças causadas por agentes físicos, químicos e biológicos; Doenças do trabalho na indústria e no meio rural; Aspectos epidemiológicos das doenças do trabalho. Agentes tóxicos; Vias de penetração e eliminação dos tóxicos no organismo; Mecanismos de proteção do organismo; Absorção e metabolismo; Mecanismos de desintoxicação; Sistemas enzimáticos; Limites de tolerância; Limites de tolerância biológicos; Métodos de investigação toxicológica.

Conceituação, classificação e reconhecimento dos riscos físicos; Ruídos: conceitos gerais e ocorrência, física do som, critérios de avaliação, práticas e técnicas de medição, análise de medidas de controle; Vibrações: conceitos gerais e ocorrência, física das vibrações, critérios de avaliação, práticas e técnicas de medição, análise de medidas de controle; Trabalho prático de controle de ruídos e vibrações; Sobrecarga térmica: conceitos gerais e ocorrências, transmissão de calor, prática de técnicas de medição, critérios de avaliação, medidas de avaliação e controle; Temperaturas baixas: conceitos gerais e ocorrência, critérios de avaliação, medidas de controle e avaliação, trabalho prático; Iluminação: conceitos gerais, níveis de iluminamento, efeitos estroboscópicos, técnicas de medição, fatores interferentes na iluminação, iluminação especial, laboratório de avaliação e análise de projeto de iluminação;Pressões elevadas e baixas: conceituação e ocorrência, avaliação e medidas de controle.

Conceitos e Princípios de Administração; Política e Programa de Engenharia de Segurança do Trabalho; Organização dos Serviços Especializados de Segurança do Trabalho; Inter-relacionamento de Engenharia de Segurança com as demais Áreas da Empresa; Aspectos Éticos da Profissão de Engenheiro de Segurança do Trabalho; Recursos de Informática  de interesse da Engenharia de Segurança do Trabalho; Relação Custo-Benefício; Elaboração Orçamentária para Execução de um Programa de Segurança; Entidades e Associações Nacionais, Estrangeiras e Internacionais Dedicadas e Relacionadas à Prevenção de Acidentes.

Conceituação; Noções de Fisiologia do Trabalho; Idade, fadiga, vigilância e acidente; Aplicação de forças; Aspectos antropométricos; Sistema homem-máquina; Dimensionamento de postos de trabalho; Limitações sensoriais; Dispositivo de controle; Dispositivos de informações; Trabalho em turno.

O discente terá ferramentas que o possibilitará a elaboração de um projeto aplicando conhecimento de pesquisa científica e tecnológica, realizando essa pesquisa científica e tecnológica direcionada à geração de novos conhecimentos e a difusão de tecnologia com a aplicação das normas da ABNT no desenvolvimento da realização da pesquisa.

Em relação ao seu futuro, você prefere gastar ou investir?

Boleto parcelado

R$ 390

/ mês
+ R$ 280 de Matrícula
  • 100% online com aulas AO VIVO
  • Autorizado pelo MEC
  • Plataforma com Machine Learning
  • Aulas práticas com os melhor Corpo Docente do país

Boleto à vista

R$ 7.956  

/ à vista + 15% de desconto
+ Isenção de Matrícula
  • 100% online com aulas AO VIVO
  • Autorizado pelo MEC
  • Plataforma com Machine Learning
  • Aulas práticas com os melhor Corpo Docente do país

Cartão de Crédito

R$ 390  

/ mês
+ R$ 280 de Matrícula
  • 100% online com aulas AO VIVO
  • Autorizado pelo MEC
  • Plataforma com Machine Learning
  • Aulas práticas com os melhor Corpo Docente do país

Pix

R$ 7.956 

/ à vista + 15% de desconto
+ Isenção de Matrícula
  • 100% online com aulas AO VIVO
  • Autorizado pelo MEC
  • Plataforma com Machine Learning
  • Aulas práticas com os melhor Corpo Docente do país

        Preencha o formulário para receber mais informações:

Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho

Baixe o material da especialização!

Ao inserir seu e-mail, você receberá todas as informações sobre a Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho

Corpo   Docente:

Aproveite o conhecimento de quem é liderança nas principais empresas de Engenharia de Segurança do Trabalho do Brasil.

Mestre em Engenharia do Meio Ambiente, área de concentração Recursos Hídricos e Saneamento

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (2003) e mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), com Extensão no Politécnico de Turim/Itália (2010). Atualmente é Analista em Infraestrutura de Transportes - DNIT, atuando junto a Empresa de Planejamento e Logística S.A. - EPL. Experiência certificada em Ferrovia de Alta Velocidade e Estudos para Concessão de Rodovias. Associado ao Comitê Brasileiro de Túneis - CBT, sendo Secretário-Executivo (2015-2018) e Tesoureiro (2019-2020). Atualmente é Superintendente de Construção – SUCON – VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.

Engenheiro civil, Doutorando em Geotecnia pela UERJ, Mestre em Geotecnia pela COPPE/UFRJ, Especialista em Geotecnia (Solos Mole) pela PUC-RIO, atualmente trabalhando como PJ na BVP, realizando projetos de alteamento, reforços de bermas, desmonte/retomada de barragens, reservatórios e/ou pilhas de rejeito, confecção de cartas de riscos, análises de estabilidade determinísticas e probabilísticas. Atuando também em projetos de contenções, escavações, controle de desempenho de fundações com a execução dos ensaios de PIT / PET, Ensaio de Carregamento Dinâmico PDA, Prova de Carga Estática (métodos Convencional e Bidirecional, com a utilização de células expansivas). Além de realizar instalação e automação de instrumentação geotécnica, ATO e análise de DAM BREAK em barragens, reservatórios e pilhas. Além disso tenho trabalhado na Geo-Estática com Consultoria em Ensaios de Fundações; Análise, interpretação e emissão de relatórios; Treinamentos para capacitação de equipes para execução, análise, interpretação e emissão de relatório de PIT, PDA e  PCE (convencional e bidirecional), Projetos e Consultorias para Fundações e Revisão periódica de Segurança em Barragens: (Inspeção de campo; Avaliações de estabilidade da barragem; Avaliação de desempenho da instrumentação geotécnica de monitoramento).

Mestre em Engenharia Civil. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008), Master in Urban Sustainability pela Portland State University (2016), Mestre em Engenharia Civil, área de concentração em Infraestrutura e Gerencia Viária, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Desenvolve projetos de infraestrutura há mais de 15 anos, tendo desenvolvido e coordenado projetos no Brasil, América Latina, Europa, Ásia e África. Foi diretor técnico de uma multinacional de projetos, sendo responsável pela inserção do BIM em projetos de infraestrutura no mercado brasileiro. Atualmente, é diretor técnico da empresa Inova Brasil Engenharia, onde vem coordenando projetos de infraestrutura, enfoque em órgãos públicos e concessionárias de rodovias.

Graduado em Engenharia civil, especializado em segurança do trabalho e gestão do turismo, com mestrado em antropologia (gestão do patrimônio cultural). Professor atuante dede 1988, inicialmente no ensino fundamental e médio, ensino profissionalizante; A partir de 1999 ingressei no ensino superior e a partir de 2006 na pós graduação;15 anos de experiência em gestão e desenvolvimento de equipe na área de segurança do trabalho, avaliações, treinamentos e acompanhamento de desempenho e de indicadores; Larga vivência em sala de aula e treinamentos atuando como professor/instrutor de disciplinas ligadas à gestão e segurança do trabalho e em várias instituições; Auditor líder em ISO 9001:2015 e OHSAS 18001:2007 e Auditor interno nas normas ISO 45001:2018 e ISO 14001:2015; Perito ad hoc do TRT 18 e assistente técnico, desde 1998, com atuação em perícias de acidentes de trânsito, acidentes do trabalho, insalubridade e periculosidade; Conhecimento em gestão por processos BPM, modelagem BPMN, elaboração e gestão de orçamento, definição e gerenciamento de indicadores de desempenho e gestão de mudanças, planejamento estratégico e metodologias de gestão operacional.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela PUC Minas (2002), mestrado em Zoologia de Vertebrados de Ambientes Impactados (2005) e doutorado em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre, concluído na UFMG em 2011. Desenvolveu o Pós-doutorado na UFMG em 2015, desenvolvendo metodologias para a Recuperação Ambiental e Restauração Ecológica de áreas degradadas. É professora de cursos de Pós-graduação, MBA e Aperfeiçoamento nas áreas de Gestão, Licenciamento e Perícia Ambiental, Recuperação de Áreas Degradadas e Ecologia, em diversas instituições como PUC Minas. Ministra cursos livres de aprimoramento e capacitação profissional em todo o Brasil, em parceria com instituições como o CREA e para diversas empresas do setor produtivo. Atua como consultora ambiental desde 2003, com diversos trabalhos realizados em gestão, perícia e licenciamento ambiental para diversas empresas dos setores de mineração, metalurgia, produção de energia, indústria automobilística, produção de bebidas e alimentos, paisagismo, urbanismo e parcelamento de solo. Tem diversas publicações, orientações e trabalhos técnicos desenvolvidos nas áreas de Gestão e Licenciamento Ambiental, Ecologia, Recuperação de Áreas Degradadas e Conservação Ambiental. Tem forte atuação no setor de Mineração e Siderurgia, buscando soluções para o controle de impactos ambientais e recuperação de áreas degradadas, com vistas a promover a sustentabilidade nos empreendimentos.

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) -Goiânia, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo RTG Especialização - Goiânia, mestrando em Agronomia na Universidade de Brasília (Unb). Bombeiro Militar no Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) de 2010 a 2013, atualmente sargento no Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). Instrutor em cursos de CIPA, Brigada de Emergência, NR 31, NR 33 e NR 35. Instrutor na pós-graduação em engenharia de segurança do trabalho do RTG Especialização dos módulos: “Higiene Ocupacional – Agentes Químicos”; “Proteção contra Incêndios e Explosões”; “Proteção contra Incêndios e Explosões – Planificação de Emergência” e “O Ambiente e as Doenças do Trabalho: Primeiros Socorros”. Perito no Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (Goiás) e no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).

Possui graduação em Biomedicina pela PUCGO e Licenciatura em Biologia pela UEG. Especialização em Saúde Pública pela FACLIONS, Mestrado em Medicina Tropical e Saúde Pública área de concentração Epidemiologia pela UFG. Tem experiência em Epidemiologia e Fisiopatologia de Doenças Crônicas. Experiência em Nefropatologia e Doenças Renais. Experiência em Docência em Epidemiologia, Fisiopatologia de Doenças Crônicas - Diabetes melitus, Hipertensão Arterial, Doença Renal Crônica.

Possui Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela PUC-GO. Coordenador do Curso de pós-graduação em Engenharia de Energia e Professor de cursos de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, Engenharia de Energia e BIM Gerenciamento de Projetos e Qualidade de Obras. Professor de cursos na área de eletricidade e treinamentos em segurança do trabalho. Atua como Engenheiro em projetos e execução de projetos nas áreas de: Instalações Elétricas Industriais e Comerciais; Proteção contra Descargas Atmosféricas (PDA); Sistemas de Aterramento, Proteção e Seletividade de Instalações Elétricas; Radiodifusão e Telecomunicações; Segurança do Trabalho. É gestor de equipes de manutenção elétrica. Atuante na área educacional como coordenador de professores, elaboração de PPCs e cronogramas. Foi proprietário de empresa de Engenharia onde adquiriu experiência em Gestão Administrativa e de Recursos Humanos, Gerência de Contratos, Controle de Estoque, Compras e Vendas. É Perito Judicial em Segurança do Trabalho do TRT 18ª Região.

Engenheira Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em dezembro de 2013. Título do trabalho de conclusão: Efeitos da velocidade de ruptura de aterros na resistência não drenada mobilizada em solos moles: Análise de dados de aterros experimentais instrumentados, sob a orientação do professor Fernando Schnaid. Em 2012 realizou mobilidade acadêmica para a Université Joseph Fourier - Polytech Grenoble, França para especialização na área de geotecnia. Entre janeiro de 2014 e fevereiro de 2015 atuou na empresa Magna Engenharia, Porto Alegre – RS, atuando em projetos geotécnicos e hídricos. Entre 2015 e 2017 realizou Pós-Graduação/ Mestrado na área de Geotecnia na Universidade Federal do Rio de Janeiro – COPPE/UFRJ, bolsista da CAPES. Título da dissertação: Comportamento de aterro experimental sobre solo mole tratado com colunas de brita, sob a orientação do professor Márcio de Souza Soares de Almeida Desde 2018 é engenheira geotécnica na BVP Geotecnia e Hidrotecnia, Belo Horizonte – MG. Atuando com a realização de modelagens numéricas e como parte da equipe de Geotecnia no desenvolvimento de projetos de mineração.

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás (1982), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Goiás (1998) e mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal de Goiás (2006). Ex-secretário municipal da Prefeitura Municipal de Aparecida de Goiânia, ex-presidente da Associação Goiana de Engenheiros de Segurança do Trabalho - AGEST, ex-presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas - ABEE Nacional, ex-professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC-Goiás. Coordenador dos cursos de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e Engenharia de Energia. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: eficiência energética, sistemas de proteção, Proteção contra Descargas Atmosféricas (PDA), fontes alternativas, engenharia do trabalho, segurança, perícias, avaliações, tecnologia, planejamento, eletricidade e gestão pública.

Formado em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade de Marília-SP (2000), com Especialização em Engenharia Clínica pela Unicamp (2004), cursou ainda MBA em Gestão de Saúde na FGV-SP. Iniciou sua carreira no Setor Sucroalcooleiro, passando também pela indústria de produtos de higiene e limpeza, na área de certificação trabalhou como Consultor e Auditor em ISO 9001 e ISO 14000 no BVQI, em diversos projetos com destaque a Due Diligence por ocasião da compra da AGIP S.A pela Petrobras S.A, já na área da saúde fundou em 2004 a Engebio Engenharia Ltda, empresa de Prestação de Serviços em Engenharia Clínica por onde atuou por 11 anos em diversos Projetos Nacionais e Internacionais de grande relevância, o que rendeu a empresa o prêmio de empresa Lider do Setor em Engenharia Clínica pelo Grupo Mídia (2014), neste tempo foi ainda premiado por duas vezes como uma das 100 Pessoas Mais Influentes da Saúde no Brasil (2012 e 2013), atuou também como COO da Inova Saúde S.A, empresa responsável pela Construção e Implantação de Hospitais sob regime de PPP em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, cargo que deixou em 2017 para assumir a Diretoria Financeira do CREA-SP por dois mandatos. Do CREA-SP em 2019 recebeu o Diploma do Mérito da Engenharia, maior honraria dada em vida a um profissional, por seu trabalho de valorização das engenharias nos ambientes de saúde, também foi Professor da disciplina de Engenharia Clínica no curso de Engenharia Biomédica da PUC-SP por 8 anos, atualmente atua como Consultor em Engenharia Clínica. Cargos Associativos ocupados: Presidente da ABECin (2012-2017), Conselheiro CREA-SP (2012-2019), Diretor de Marketing FEBRAE-SP (2016-2018), Membro da célula de gestão estratégica de saúde do Conselho Regional de Administração de São Paulo (2012- atual).

Engenheira Civil, Mestre em Geotecnia e Especialista em Gestão de Riscos de Escavações Subterrâneas. Coordenadora de Meio Ambiente do Instituto Brasil, Membro da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e da Associação Brasileira de Geossintéticos. Atua no ramo de Consultoria em Geotecnia e Meio Ambiente, principalmente nas áreas de Mineração, Indústria e PCH's.

Engenheiro Civil com graduação na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e na Universidade Federal do Pará (1999). Mestrado na Universidade Federal de Goiás (2003). Doutorado em andamento em Durabilidade de Estruturas de Concreto para Geração de Energia Eólica em Ambiente de Elevada Agressividade. Atua desde 2003 na ELETROBRAS FURNAS Centrais Elétricas S.A. Professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) desde 2004. Professor da Universidade Federal de Goiás - UFG (2005). Professor em diversos cursos de Pós-graduação stricto e lato sensu. Experiência em Projetos e Construções de Infraestrutura do Setor Elétrico (Usinas Hidrelétricas, Parques Eólicos e Usinas Fotovoltaicas). Experiência em Projeto, Construção e Análise de Desempenho e Segurança de Estruturas de Obras de Arte Especiais (OAE - Pontes e Viadutos), Barragens, Estádios de Futebol e Arenas Esportivas, Hotéis, Templos Religiosos. Consultor e Auditor da Central de Desempenho Consultoria e Treinamento. Conselheiro do CREA-GO. Coordenador do GT Segurança de Barragens do CREA-GO e Membro do GT Barragens do CONFEA. Lead Assessor NBR ISO/IEC 17025:2017, Lead Auditor ISO 9001:2015 (Registered STAT-A-MATRIX - USA), Lead Auditor em Gestão Ambiental ISO14001:2015 e Auditor em Gestão em Segurança e Saúde Ocupacional OHSAS18001:2007. Prêmio Destaque na Engenharia do Rio Grande do Sul em 2015, Diplomado com Honra ao Mérito no Jubileu de Ouro do CREA-GO em 2018, Diplomado com Honra ao Mérito pela Câmara Municipal de Goiânia em 2019 e Diplomado com Honra ao Mérito pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás em 2019.

Possui Graduação em Engenharia Civil (2000) e Mestrado, com ênfase em Geotecnia (2003), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado, com ênfase em geotecnia, (2008) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio. Desde Agosto/2007 atua como engenheiro da ENGEVIX Engenharia S.A, ocupando o cargo de engenheiro geotécnico sênior. Atua no projeto geotécnico de centrais hidroelétricas, barragens de acumulação de água, de obras de infraestrutura e de saneamento.

+5.000 alunos se tornaram Especialistas em todo o Brasil. 

Confira abaixo o que Profissionais formados e inseridos no mercado de trabalho tem a dizer sobre o Instituto E-Class:

 

Equipe da empresa

Everton, aluno da Engenharia de Segurança do Trabalho


"Estou gostando bastante do curso. Acho as aulas do Instituto E-Class bem bacanas e bem explicadas. Também gosto muito da atenção dos professores e da ótima interação com a turma durante todas as aulas."

Equipe da empresa

Rafaela Pinho, aluna da Engenharia de Segurança do Trabalho


"Sobre as aulas do Instituto E-Class e a Especialização em Engenharia de Energia, não tenho do que reclamar! Gosto muito do formato das aulas (EaD) e da didática oferecida pelo Corpo Docente."

Equipe da empresa

Roberto Carlos, aluno da Engenharia de Segurança do Trabalho    


"Pra mim, o Instituto E-Class é perfeito! Os professores são ótimos e bastante atenciosos. O material pedagógico oferecido pelo Instituto e pelo Corpo Docente é muito bom. Só tenho elogios a oferecer!"

O seu futuro é agora. 

Ao clicar em saber mais, você entrará em contato com um de nossos Especialistas, e receberá o material do Especialização, sem compromisso, dando o primeiro passo para alavancar a sua carreira.

Onde nossos professores atuam:

Logotipo de demonstração
 
Logotipo de demonstração
Logotipo de demonstração